segunda-feira, 29 de abril de 2013

MANIFESTAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EM OURO PRETO NO DIA 21 DE ABRIL/2013


A tradicional cerimônia do 21 de abril celebra a Inconfidência Mineira e os ideais de liberdade do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Historicamente, a cerimônia sempre foi também palco de reivindicações de servidores públicos, sindicalistas e estudantes.

Com o PSDB no comando do Estado, a partir de 2003, contudo, o acesso à praça foi se restringindo cada vez mais. Atualmente, apenas convidados conseguem acesso à praça. Até as pessoas que trabalham no comércio tiveram dificuldades para entrar no local.

Neste ano, manifestantes do Sindfisco, os auditores fiscais do Estado, foram à cidade protestar contra a política tributária e fiscal do governo. Representantes do Sind-UTE/MG protestaram contra o desrespeito à educação evidenciando a luta por justiça e direitos. Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) exibiam a faixa: "Servidores da saúde exigem o fim da judicialização nas lutas dos servidores da Minas Gerais". Um grupo de grevistas da Justiça de 1ª Instância (Serjusmig) denunciou a grave situação enfrentada no Tribunal de Justiça do Estado (TJMG). Ninguém conseguiu chegar à praça. Foram cercados pela polícia e ficaram a um quarteirão da praça.

Faixas foram colocadas nas sacadas de algumas pousadas, a Câmara Municipal colocou bandeiras pretas, representando o luto pelo fato de a praça não ser mais do povo. Todas tiveram que ser retiradas, demonstrando o total desprezo pelos ideais de democracia e liberdade.

O Bloqueio do governo não conseguiu impedir a mobilização

Os manifestantes foram impeditos de chegar à Praça. Entretanto, unidos a trabalhadores de outros segmentos do funcionalismo e também da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG) conseguiram realizar manifestações nas ruas de acesso à Praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário