sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Candidatos e candidatas à PBH recebem a Plataforma da CUT/MG para as Eleições Municipais 2012

 

Representantes, dirigentes e militantes de sindicatos e dos movimentos sociais participam de debate; Márcio Lacerda não comparece e alega compromissos de agenda



Texto: Rogério Hilário
Fotografias: Taís Ferreira


Representantes, dirigentes e militantes de quase 40 entidades sindicais e dos movimentos sociais participaram do Debate da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) com Candidatos e Candidatas à Prefeitura de Belo Horizonte realizado no sábado (25),  no auditório do Conselho Regional  de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-MG)
Compareceram ao debate Vanessa Portugal (PSTU), Patrus Ananias (PT), Pedro Paulo (PCO) e Tadeu Martins (PPL).
Os candidatos e candidatas presentes receberam a Plataforma da CUT Minas para as Eleições Municipais de 2012, um conjunto de propostas construídas pelas bases da Central, juntamente com a Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Fetam-MG/CUT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam-CUT).

Como era esperado, a assessoria do prefeito Márcio Lacerda (PSB) anunciou à última hora que o candidato à reeleição não poderia comparecer por causa de compromissos de agenda.  Maria da Consolação (PSOL) justificou a ausência por estar com as famílias da Ocupação Eliana Silva.
A Plataforma entregue aos candidatos presentes contempla os itens educação, saúde pública, segurança pública, direito à moradia, transporte público, juventude, terceira idade, gênero, raça, emprego/desemprego, mobilidade urbana, meio-ambiente, economia solidária, política de combate às drogas, impostos, parcerias público privadas e terceirização. A Plataforma foi apresenta antes do debate pelo presidente da Fetam-MG/CUT e secretário de Relações do Trabalho da CUT/MG, Marcos de Jesus Leandro.  Representaram também a Central na mesa a presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira; o secretário de Comunicação Neemias Rodrigues e, pela CUT Nacional, Shakespeare Martins de Jesus.

Os candidatos e candidatas que compareceram ao debate elogiaram a iniciativa da CUT/MG. “Somos discriminados pela grande mídia que não nos convidas para os debates na TV. Aqui temos a oportunidade de apresentar nossas propostas e de debater temas importantes para Belo Horizonte”, disse Vanessa Portugal.

A presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira, que mediou o debate, enfatizou que para a Central é importante estabelecer as condições para o diálogo e, desta forma, contribuir para que em Belo Horizonte sejam eleitos prefeito e vereadores comprometidos com a classe trabalhadora. “Temos aqui um quórum qualificado, com mais de 40 entidades e sindicatos representados. A CUT vai sempre abrir espaços para discutir política, com o compromisso de reorganizarmos a nossa agenda para alterar politicamente o quadro em Minas Gerais.”
Beatriz Cerqueira convidou a todos e a todas a participar da próxima atividade da Jornada de Lutas e Debates da CUT/MG: o Debate sobre a Acordo Coletivo Especial, que será realizado no próximo sábado (1º), às 9h, no auditório do Sindieletro-MG (Rua Mucuri, 271, Bairro Floresta, Belo Horizonte). “Será um debate sobre uma nova proposta para acordos e convenções, com representantes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, da Federação Estadual dos Metalúrgicos e do Dieese. Também vamos promover debates sobre Previdência, parcerias público privadas, direito de greve e o direito à negociação coletiva, a luta no campo.”
Entre as entidades e sindicatos presentes foram registrados Direção Nacional da CUT, Direção Executiva da CUT/MG, Direção Estadual da CUT/MG, Sind-UTE/MG, Sindieletro-MG, Senalba, Sind-Saúde/MG, Sindpol, Sindifisco, Sindágua, Sindados, Sinfarmig, Sintserpi, Senge, Sintder, Sindimetro, Fetam-MG/CUT, Confetam-CUT, Sindicato dos Bancários de BH e Região, Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem, Movimento de Luta por Moradia, Fórum Inter-religioso, Grupo Fé e Política, MTD, MLB, Conselho Comunitário de Segurança Pública, MST, Setorial Educação PT, Setorial Mulheres PT, Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Domésticos de Minas Gerais, Sindicato dos Servidores Municipais de Joatuba, Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios, Militantes da Economia Solidária, SindRede, Sindees, entre outros.

Plataforma da CUT/MG para as Eleições Municipais 2012 assinada por quatro candidatos e candidatas à Prefeitura de Belo Horizonte
Plataforma da CUT/MG para as Eleições Municipais 2012 assinada por quatro candidatos e candidatas à Prefeitura de Belo Horizonte

LINK PARA A PLATAFORMA DA CUT MINAS: http://cutmg.blogspot.com.br/


Fotografias: Taís Ferreira













Nenhum comentário:

Postar um comentário